:

  • Foguete Starship, Da SpaceX, Explode Durante Teste


  • A maior espaçonave já projetada da história saiu da plataforma na manhã desta quinta-feira

O maior foguete já produzido pela SpaceX, o Starship, foi lançado nesta quinta-feira, às 10h33 (horário de Brasília), mas não conseguiu entrar em órbita.

A espaçonave de aço inoxidável – composta por um propulsor posicionado no topo (Super Heavy) – partiu do seu local de lançamento no Texas, nos EUA. 

No entanto, após a decolagem a espaçonave não conseguiu se separar do propulsor Super Heavy, e a nave inteira girou antes de explodir – no que é tecnicamente chamado de “desmontagem rápida não programada”.


O gigantesco sistema de lançamento tinha 120 metros de altura, mais alto que a Estátua da Liberdade de Nova York. Sua decolagem bem-sucedida representa um passo à frente nas viagens espaciais dos Estados Unidos, com a empresa prevendo a embarcação como um elo fundamental em uma missão tripulada que um dia chegará a Marte.

A decolagem, mesmo com o problema no propulsor, estabelece um recorde para o maior foguete já lançado.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, havia dito em março que as chances de o foguete atingir a órbita eram de cerca de 50%.

Pessoas acompanhando o lancamento da Starship — Imagem: reprodução

Na quinta-feira, ele twittou: “Parabéns à equipe [SpaceX] pelo emocionante lançamento da Starship!”

“Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses.”

Conforme projetado, o foguete Starship é quase duas vezes mais poderoso que o próprio Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA, que fez seu primeiro voo sem tripulação  para a órbita em novembro.

A agência espacial norte-americana NASA também escolheu a espaçonave Starship para transportar astronautas à Lua no final de 2025 – uma missão conhecida como Artemis III – pela primeira vez desde que o programa Apollo terminou em 1972.

Tamanho da Starship — Imagem: Reprodução

A SpaceX já havia cancelado um lançamento planejado para segunda-feira, citando um problema de pressurização no estágio inferior do Super Heavy. 

Protótipos da nave de cruzeiro Starship fizeram cinco voos subespaciais até 10 km acima da Terra nos últimos anos. 
 “É um voo muito arriscado”, disse Musk em uma mensagem ao vivo no Twitter no domingo. “É o primeiro lançamento de um foguete gigantesco e muito complicado.”

Se o voo fosse bem-sucedido ele teria duração de 1h30. Nesse caso, a Starship continuaria sua subida, completando uma volta quase completa em torno da Terra antes de cair no Oceano Pacífico.